sábado, 5 de junho de 2010

*** DÁLMATAS ...

Simpático não?!
Croata e cheio de manchinhas, o Dálmata é considerado nos dias de hoje um cão de caça e compainha. Se destacando pela sua inteligência e fidelidade ao dono. É o típico cão arroz de festa... Cheio de energia.
Elegante e nobre são duas palavras que o definem bem.
O fato de ter maior ou menor número de manchas não tem qualquer relevância, desde que não estejam juntas. As orelhas são predominantemente pretas e o focinho branco. A cauda apresenta com frequência um movimento em arco e, raramente, algumas manchas pequenas.
A pelagem desta espécie é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante, mas os elementos mais importantes são dados pela cor (sempre branca) e pelas manchas (que podem ser de cor castanha ou pretas).
Os Dálmatas são cães bastante inteligentes que nos conseguem transmitir os seus desejos com expressões corporais e latidos. Normalmente dão-se bem com outros animais, havendo sempre algumas excepções.
Por norma é um cão amistoso e calmo mas atenção, pois por trás das pintas e de um aspecto amigável às vezes dão pouca confiança a estranhos o que o torna também um bom guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário